Cabelo Crespo ou Peruca?

©2017 by Elize. Proudly created with Wix.com

© COPYRIGHT 2017 Elize Bonheur - ALL RIGHTS  RESERVED

  • Carla Manuel

Liso ou crespo? Eis o motivo pelo qual não uso o meu cabelo natural!

Updated: Jul 9, 2018



Abordei o meu percurso como natural no artigo abaixo:

https://www.elizebonheur.com/blog/obsessao-cabelos


Mas nesse artigo não mencionei os cuidados que tenho com o meu cabelo neste momento. Eu raramente solto o meu cabelo natural e o motivo é muito simples, o meu cabelo cresce mais depressa quando eu não o manipulo constantemente! Já utilizo o cabelo natural há 9 anos, já o cortei todo duas vezes e já tive fases em que usava o meu cabelo natural durante meses sem nenhum tipo de extensões, mas ele não passava de um certo tamanho. Esta situação começou a frustrar-me por isso comecei a usar muitos estilos protectivos, tissagens e tranças, sem dar descanso ao meu cabelo o que só piorou a situação. Comecei a perder a parte da frente do meu cabelo, as pontas começaram a ficar muito finas e o cabelo começou a partir todo.




Quando tornei-me natural pensei que já não teria problemas com o meu cabelo porque só usava produtos naturais, eu achava que não tinha que esforçar-me muito para cuidar dele porque já não usava químicos. Eu era muito ingénua!

O cabelo natural exige muita manutenção, quando se quer que ele cresça saudável tem que se dedicar-lhe muito tempo e paciência. Por isso após o meu último corte de cabelo decidi deixar-lo em paz, já não uso nada que faça pressão nele. Decidi começar a usar perucas.

Eu sei que apesar de existirem muitas mulheres que usam perucas, há um grande preconceito a volta disso, porque supostamente as mulheres negras que usam perucas de cabelo liso ou estão a negar as suas raízes, ou não se amam, ou sofreram uma lavagem cerebral, etc. Eu não posso falar por todas as mulheres mas os motivos pelos quais eu uso peruca são:


1. Elas são fáceis de usar.

2. Podemos tira-las quando quisermos

3. Mudas de look em minutos


As perucas são muito convenientes, e para alguém que gosta de mudar de penteados tanto quanto eu, elas são a melhor invenção de sempre!




Alguém disse-me uma vez que vê as perucas como acessórios, é como usar um chapéu ou uma pulseira, é algo que muda o teu look mas não te define. Como mencionei no meu artigo anterior sobre cabelos, um penteado pode complementar um look ou estraga-lo, então nada melhor do que ter estes acessórios disponíveis para uma rápida mudança de aspecto.

O meu cabelo natural está a crescer muito desde que comecei a usar perucas, e tenho a certeza que isto deve-se ao facto de que eu já não o manipulo tanto quanto antes, eu deixo o em paz. Usar perucas tornou o processo de cuidar do meu cabelo mais fácil para mim. Sei que nunca vou usar apenas o meu cabelo natural, mesmo quando ele estiver muito grande, isto porque sempre vou ser uma mulher que gosta de mudar constantemente de penteados, simplesmente porque isso faz-me feliz.:)