O Perigo da Comparação nas Redes Sociais

©2017 by Elize. Proudly created with Wix.com

© COPYRIGHT 2017 Elize Bonheur - ALL RIGHTS  RESERVED

  • Carla Manuel

O Perigo da Comparação

Updated: Apr 29, 2018



As redes sociais tomaram conta do mundo e de certa forma aproximaram-nos uns dos outros. Se antes tínhamos curiosidade sobre a vida da nossa estrela preferida ou mesmo do vizinho lá de baixo (lol) agora temos uma ferramenta que nos permite conhecer melhor as pessoas que admiramos ou por quem nutrimos uma certa curiosidade. O problema nisto tudo é que infelizmente nem sempre as redes sociais são usadas da melhor forma. Apesar de considera-las muito úteis porque permitem reaproximarmo –nos de pessoas que não vemos há anos como também conhecer novas pessoas, elas são também uma forma de espalhar informações falsas e magoar os outros. Hoje em dia é muito importante prestarmos atenção à informação que consumimos, mesmo as coisas positivas podem causar nos danos. Isto porque ao avaliar a vida dos outros nas redes sociais as vezes parece que todos encontraram o seu caminho menos nós, todos têm vidas perfeitas, filhos lindos, relações de sonho, famílias unidas, ou seja é tudo muito bonito. Devo confessar que isto é algo que afecta-me de vez em quando por isso é que decidi abordar esse assunto. Nós estamos todos a aprender a viver um dia de cada vez, algumas pessoas têm um plano bem definido para as suas vidas e seguem esse plano até atingirem o sucesso (cada um tem a sua própria definição do que é o sucesso), e outras vivem de uma forma rotineira. Mas independentemente da maneira como cada um de nós escolhe viver a sua vida, é importante ter em mente que ninguém nasceu com um livro de instruções, todos nós passamos por momentos difíceis e as redes sociais são apenas a versão aceitável das nossas vidas. Geralmente só publicamos o que acontece de bom, os momentos de destaque do nosso dia-a-dia. Por isso julgamos a vida de alguém através de uma foto sem saber a história que está por detrás de cada foto.

Muitas das pessoas bem sucedidas atingiram o sucesso através de trabalho árduo, mas nós apenas vemos a parte boa, não vemos as lágrimas, o suor e os sacrifícios que elas fizeram para chegar onde chegaram, apenas partimos do princípio que é sorte. Ser bem sucedido e ter uma vida da qual nos orgulhamos nada tem a ver com sorte, é uma mistura de trabalho árduo, persistência, disciplina e objetivos bem definidos, porque não é possível atingir nada na vida se não se tiver um objetivo. Este é um assunto muito extenso que toca pontos muito sensíveis mas que vale a pena explorar. Mas basicamente o que quero dizer é que não nos vale de nada olhar para a vida dos outros e comparamo-nos porque nós não sabemos o que é que essa pessoa teve que fazer para chegar onde chegou e mais importante ainda, não sabemos se estaríamos dispostos a fazer os mesmos sacrifícios para lá chegar. Todos os dias são nos dadas oportunidades, de mudar, de, crescer, de evoluir, a diferença entre umas pessoas e outras é que uma conseguem identificar essas oportunidades e aproveitam-nas e outros preferem pensar que a vida só é boa para os outros. É importante fazer uma auto análise e perguntarmo-nos se estamos satisfeitos com o que temos e se a resposta for não temos que nos perguntar o que é que podemos mudar em nós para que as coisas mudem! Sim em nós, porque não é o governo, não é o patrão, não é a família que têm que mudar para as nossas vidas mudarem mas sim nós. A verdadeira e duradoura mudança é interior.

Por isso não vale a pena olhar para a vida dos outros e achar que só alguns têm sorte o melhor é ir atrás da nossa própria "sorte".


Adoraria saber a tua opinião sobre esse tema, comenta ou envia-me uma mensagem :)


#redessociais #comparacao #vidaperfeita