Viciada em compras
  • Carla Manuel

Viciada em compras

Updated: Apr 15, 2018




Eu adoro comprar! Não existem palavras para expressar a felicidade que sinto quando compro algo que já quero há algum tempo. Muita gente identifica-se com este sentimento e não há algum problema em ceder à ele, desde que os teus hábitos de compra não te impeçam de viver uma vida confortável. Para mim confortável significa conseguir pagar as tuas contas e também participar em qualquer actividade que envolva gastar dinheiro, quer seja sair com amigos, viajar, etc.

São raras as pessoas que dão-se ao trabalho de tentar descobrir se um produto que elas querem comprar vale mesmo a pena ou não (através de críticas online, da opinião de pessoas em quem confiam, pedindo amostras quando possível...)só querem a satisfação imediata que comprar nos dá. É por isso que acabámos com um monte de coisas em casa que não usamos pelos mais variados motivos. É claro que mesmo quando fazemos uma pesquisa antes de comprar podemos acabar com produtos sem qualidade, mas de acordo com a minha experiência é um tempo bem investido.

Eu era uma das pessoas que gastava mais do que devia sem pensar duas vezes e depois tinha dificuldades até o fim do mês. Não é fácil ser-se disciplinado com as compras, principalmente quando estamos rodeados de publicidades de produtos que supostamente vão dar a volta a nossa vida. Pior ainda quando os tais produtos estão em saldos e tens que comprá-los AGORA!!

Por isso adoptei alguns hábitos para evitar cair na armadilha das publicidades e dos saldos, um deles é pesquisar. É realmente muito importante pesquisar os produtos antes de comprar, comprar de forma inteligente e não emocional ajuda-nos a poupar dinheiro!

Vou dar alguns exemplos nas áreas onde gasto mais dinheiro:


Maquilhagem - Estou a aprender quais são os produtos apropriados para o meu tipo de pele, assim consigo atingir os melhores resultados quando me maquilho. Eu sou uma mulher negra com pele mista, é importante ter isto em consideração quando escolho os meus produtos porque diminui as opções que tenho e impede-me de comprar por impulso. Por exemplo, prefiro comprar as paletas de sombras com alta pigmentação porque sei que elas vão notar-se na minha pele. Incluí abaixo o link de uma publicação minha com informações mais detalhadas sobre produtos para peles mistas:


https://www.elizebonheur.com/blog/produtos-que-fazem-a-base-durar-mais-tempo-pele-mista


Roupa - Li recentemente o livro "The Curated Closet" de Anushka Rees, a autora dá nos dicas sobre como optimizar o nosso guarda-fato e também como identificar e comprar peças de qualidade. Ela dá-nos várias ideias e informações importantes para ajudar-nos a tornámo-nos compradores mais informados. É um livro muito bom e útil porque ajuda-nos a ser mais selectivos com o que compramos o que nos impede de comprar compulsivamente.


Cabelo - Geralmente compro produtos de cabelo caros, isto porque eles duram mais tempo e dão os melhores resultados. Vejo o dinheiro gasto nesses produtos como um investimento.


Outro hábito que adquiri que ajuda-me a poupar dinheiro, é o hábito de comprar coisas mais caras. Pode parecer estranho mas a verdade é que geralmente os produtos caros duram sempre mais tempo do que os baratos. Nós estamos sempre a procura do produto barato com resultados magníficos, mas a maior parte das vezes no que diz respeito à qualidade nós obtemos exactamente aquilo pelo que pagamos. Claro que existem produtos que não precisam de ser extremamente caros para ter uma boa qualidade, mas na minha experiência os produtos mais caros dão-te os melhores resultados, por isso prefiro juntar dinheiro e comprar algo que sei que vai durar. Mas isso claro depende do produto, por exemplo não vejo a necessidade de comprar roupa e sapatos muito caros, mas confesso que gasto muito dinheiro em maquilhagem, produtos de cabelo e mais recentemente produtos para o cuidado da pele. Isto porque gosto de produtos que funcionam e que fazem exactamente o que é suposto fazerem. Não estou a querer dizer que todos os produtos caros são bons, por isso é que é importante pesquisar o produto antes de comprar!


E tu qual é a tua opinião sobre este tema?



©2017 by Elize. Proudly created with Wix.com

© COPYRIGHT 2017 Elize Bonheur - ALL RIGHTS  RESERVED